Desde a segunda-feira (1º) Jaguariaíva realiza a programação a Semana da Pátria. As atividades, promovidas pela Prefeitura Municipal, com apoio da comunidade, tiveram início com a tradicional Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico.
A chama simbólica, que representa a união e o amor à Pátria, foi conduzida com entusiasmo pelas ruas da cidade por representantes de vários segmentos, até o acendimento da pira da Pátria pelo prefeito José Sloboda, abrindo o evento. A partir daí Estação Cidadã se tornou o ponto central da celebração cívica.
Todos os dias, alunos das escolas municipais — tanto urbanas quanto rurais, dos CMEIs, além de colégios estaduais e particulares, participam do hasteamento dos pavilhões às 8h e do arriamento às 17h. O cerimonial, marcado por cânticos de hinos pátrios e apresentações cívicas, fortalece o sentimento de pertencimento e respeito à nação. Servidores municipais também se revezaram para a guarda do fogo simbólico, reforçando o clima de reverência.
O ponto alto da programação será no dia 7 de setembro, com o Desfile Cívico de Independência do Brasil, na Avenida Antônio Cunha, a partir das 8h30. Mais de 6 mil pessoas devem desfilar, além da população convidada a prestigiar.