O prefeito Juca Sloboda divulgou, na segunda-feira (24), uma importante novidade para a segurança pública de Jaguariaíva. Em tom de suspense, apresentou um Jeep Compass que, ao que tudo indica, será incorporado à equipe da Secretaria Municipal de Segurança Pública, reforçando as operações no município. Aparentemente, o Jeep estava sendo platonado com adesivos da prefeitura.
Recentemente, a Prefeitura reconheceu que a atual frota da Guarda Civil Municipal (GCM) é antiga — composta por veículos com mais de 10 anos de uso e quilometragem superior a 350 mil km — e que isso exige manutenção frequente. A nota feita no início do mês de novembro explica que os problemas recentes identificados nos carros ocorreram durante o fim de semana, quando as oficinas estavam fechadas, e que não procede a alegação de abandono da frota.
Ainda conforme o comunicado, o município já possui processo licitatório concluído para a aquisição de duas novas viaturas, que devem ser entregues em breve, após a etapa de plotagem. A administração também iniciou o processo para compra de novos uniformes, alinhados aos padrões de qualidade utilizados por outras forças de segurança.
Criminalidade em queda
A Prefeitura destacou ainda que, segundo dados da delegacia de Polícia Civil de Jaguariaíva, houve uma redução de 68,75% nos registros de roubos em comparação com o mesmo período do ano passado. O governo municipal reforçou que a circulação de informações incorretas “contribui para uma sensação de insegurança entre os cidadãos” e pode “enfraquecer a confiança da população nas instituições públicas”.