PUBLICIDADE

Jaguariaíva
18º,28º

Jaguariaíva

Ouça agora:

Jaguariaíva
18º, 28º

Ouça agora:

LEITURA X EDUCAÇÃO INFANTIL

Despertar o amor pelos livros ainda na primeira infância é um presente para a vida toda.

A leitura estimula, a imaginação, vocabulário, criatividade e até o vínculo afetivo entre adultos e crianças. Esta prática de leitura deve ser realizada desde o berçário.

 Comece pelo encantamento e não pela decodificação: Antes de aprender a ler a criança precisa sentir prazer em ouvir histórias. Escolha os livros com qualidade textual, qualidade de imagem, realize leituras deleite, dramatizações, recursos com fantoche, malas de histórias, caixas surpresas entre outros.

 

Crie uma rotina: tire todos os dias 10 minutos para realizar a contação de histórias, deixe as crianças explorarem o livro, explore as informações, autor, ilustrador entre outros.

Deixe os livros ao alcance das crianças: Monte um cantinho da leitura na sala, com livros acessíveis que a criança possa escolher sozinha o que vai “ler”.  Compre livros que correspondam a faixa etária, por exemplo para bebês são indicados livros de pano ou livros de banho para que possam explorar dentro das suas possibilidades.

 Dê exemplo: Crianças aprendem muito mais pelo que veem do que pelo ouvem. Quando elas vêm os pais, professores ou responsáveis com frequência fazendo leitura elas absorvem a informação que a leitura é prazerosa e natural.

Varie os gêneros: Leia histórias, poemas, poesias, contos, lendas, revistas, jornais, possibilite o acesso a diferentes gêneros textuais.

Faça conexões com o mundo real: Relacionar os livros com o cotidiano da criança aumenta o interesse

Valorize a releitura:  As crianças amam ouvir a mesma história diversas vezes e isso é bom, por mais que você já esteja enjoado daquela história, aproveite para enriquecer a leitura com novas descobertas, outras perguntas, como forma de aprofundar a compreensão e fortalecer vínculos com o texto.

 

Estimular o acesso aos livros é mais do que ensinar decodificar é criar prazer pela leitura, encantamento pelos livros e suas possibilidades, é promover o direito de leitura e escrita de uma maneira prazerosa e naturalmente se tornando um hábito para toda vida. Antes da decodificação, a criança precisa se apropriar da linguagem literária como experiência estética, afetiva e social. Isso exige do educador sensibilidade para a mediação e a criação de ambientes favoráveis à fruição da leitura.

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PRF apreende mais de 100 kg de maconha na BR-277; droga seria levada para Jaguariaíva
Cohapar e Prefeitura de Jaguariaíva realizam novo chamamento para vaga em Condomínio do Idoso
Jaguariaíva deve receber eletroposto em parceria com empresa de tecnologia
Jaguariaíva participa de visita técnica da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Paraná à Comarca
Homem é preso pela GCM por dirigir embriagado e tentar fugir de abordagem em avenida movimentada de Jaguariaíva

MZ Play

Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE