Lideranças do setor produtivo da madeira de Jaguariaíva participaram neste mês do 12º Congresso Nacional Moveleiro, realizado no Campus da Indústria, em Curitiba. Com o tema “Conectando Empresas & Gerando Negócios”, o evento é considerado o maior encontro do setor moveleiro do país, reunindo empresários, especialistas, fornecedores e compradores nacionais e internacionais.
A participação foi conduzida pelo Sebrae, com o apoio da ACIAJA, ASSIMAJA e da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. A ação faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor madeireiro local, promovendo a integração das empresas de Jaguariaíva a novos mercados e incentivando a adoção de práticas mais inovadoras e competitivas.
Delegação de Jaguariaíva
Representaram o município no congresso os empresários:
Renato Benazzi, proprietário da Benazzi Madeiras e Transportes;
Sérgio Renan Tuchlinowicz, empresário e proprietário da STR Madeiras Ltda.;
Lucas Vinicius Jacobs, empresário e proprietário da Odeveza madeiras;
Diego José da Silva Nascimento, empresário e proprietário da Serraria Pinheirão;
Vinicius Cava Guimarães, empresário, vereador e diretor da ACIAJA;
Marcos José Legat, empresário, secretário municipal de Indústria e Comércio e diretor da ACIAJA;
Bruno Henrique, superintendente da Secretaria de Indústria e Comércio e diretor da ACIAJA;
Aluísio Pires de Oliveira, advogado e presidente da ACIAJA.
Ao longo dos dois dias de programação, os participantes puderam vivenciar uma imersão completa no universo moveleiro. O congresso reuniu palestras nacionais e internacionais, painéis temáticos e visitas técnicas, além da Casa Conceito, um espaço que encantou pelo alto nível de inovação, design e tecnologia apresentados.
Entre os momentos mais marcantes estiveram as Rodadas de Negócios, que colocaram frente a frente empresários e compradores de diferentes localidades. A experiência proporcionou novas conexões comerciais, troca de informações estratégicas e ampliação do networking, abrindo caminhos concretos para parcerias e expansão de mercado das madeireiras de Jaguariaíva.
Para o empresário, vereador e diretor da ACIAJA, Vinicius Cava Guimarães, a participação foi uma oportunidade de fortalecer vínculos institucionais e projetar o potencial produtivo local. “A participação no congresso moveleiro foi muito válida, pois mostrou o potencial de agregar valor à madeira e projetou as serrarias locais a possíveis novos fornecedores. Além disso, fortaleceu o relacionamento com a FIEP, que conhecendo a capacidade produtiva do setor madeireiro de Jaguariaíva, pode nos ajudar a desenvolver produtos, explorar novos mercados e atrair mais indústrias.”
O sentimento é compartilhado por Sérgio Renan Tuchlinowicz, empresário e proprietário da STR Madeiras Ltda., que destacou a relevância do aprendizado e das conexões geradas durante o evento. “Participar do 12º Congresso Nacional Moveleiro foi uma experiência muito positiva. Tivemos acesso a novas ideias, estratégias e pudemos conhecer novas tecnologias do setor. Além disso, foi uma grande oportunidade de fazer contatos com compradores e fornecedores de várias regiões. Voltei com uma visão mais ampla sobre o mercado e com boas perspectivas para o futuro. Acredito que essa participação fortalece não só minha empresa, mas todo o setor madeireiro de Jaguariaíva, abrindo caminho para novas parcerias e crescimento conjunto.”
O congresso deixou um saldo extremamente positivo. Além de promover networking qualificado e ampliar as possibilidades de fornecimento de matéria-prima, a experiência trouxe aprendizado técnico e estratégico, resultando em maior visibilidade nacional e internacional para as madeireiras de Jaguariaíva. A participação reforça o compromisso das lideranças locais em buscar inovação, fortalecer parcerias e impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor produtivo do município.
A iniciativa reforça o papel da ACIAJA como elo entre o empresariado, o poder público e as instituições de apoio, incentivando o diálogo, a inovação e a construção de soluções coletivas para o desenvolvimento econômico de Jaguariaíva e região.
informações via Assessoria de Comunicação ACIAJA