PUBLICIDADE

Carregando…

Jaguariaíva

Ouça agora:

Jaguariaíva
18º, 28º

Ouça agora:

Mar invade restaurante e Defesa Civil confirma tsunami meteorológico em Santa Catarina

Compartilhe:

Avanço repentino da água assustou moradores e pescadores na Praia do Cardoso, em Laguna, nesta segunda-feira (21)

Imagens de câmeras de segurança registraram a água do mar invadindo um restaurante na Praia do Cardoso, em Laguna, no Sul de Santa Catarina, na manhã desta segunda-feira (21).

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que o avanço rápido da água se trata de um tsunami meteorológico. O fenômeno também foi registrado em vídeos nos municípios de Laguna e Jaguaruna.

Fenômeno foi provocado por condições meteorológicas

Segundo a Defesa Civil, a subida repentina da água ocorreu devido à combinação de uma grande quantidade de nuvens carregadas e fortes ventos que avançavam sobre o mar.

O fenômeno está normalmente associado a sistemas meteorológicos, como linhas de instabilidade. Foi esse o sistema relacionado à ocorrência registrada nesta segunda-feira.

A movimentação do mar assustou pescadores e moradores da região.

Praia do Cardoso já havia registrado fenômeno

A Praia do Cardoso já havia sido atingida por um tsunami meteorológico em 2023.

O fenômeno ocorre quando nuvens carregadas e ventos fortes avançam rapidamente sobre o mar. Essa combinação pode provocar a formação de uma grande onda, que posteriormente chega à faixa de areia.

Diferença entre tsunami meteorológico e tsunami

Apesar do nome, o tsunami meteorológico tem origem diferente do tsunami convencional.

O fenômeno meteorológico é provocado por condições atmosféricas, enquanto o tsunami tradicional geralmente está relacionado a um abalo sísmico, como um terremoto.

Segundo a Defesa Civil, o tsunami meteorológico registrado na região está relacionado às condições meteorológicas e à linha de instabilidade que atuava sobre o litoral.

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PG ganha nova UBS de R$ 2 milhões com capacidade para atender 7,3 mil moradores
Homem cai de andaime durante construção e fica ferido em Ponta Grossa
Athletico dispara nas chances de Libertadores, e Coritiba fica perto da Sul-Americana
Partido de Putin vence eleição legislativa na Rússia e amplia maioria na Duma
Curitiba é campeã brasileira de reclamação, aponta pesquisa

MZ Play

Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE