PUBLICIDADE

Jaguariaíva
18º,28º

Jaguariaíva

Ouça agora:

Jaguariaíva
18º, 28º

Ouça agora:

Paraná lidera desburocratização e tem o menor tempo de abertura de empresas do Brasil

Compartilhe:

O Paraná se consolida como o estado menos burocrático do Brasil para quem deseja abrir uma empresa. Em julho de 2025, o tempo médio para formalizar um novo negócio no estado caiu para apenas 7 horas e 52 minutos, o menor já registrado desde o início da série histórica. O número representa uma redução significativa em relação à média nacional do mesmo mês, que foi de 1 dia e 6 horas (30 horas) — ou seja, 23 horas mais lenta que o desempenho paranaense.

 

O avanço reflete uma política contínua de desburocratização implantada nos últimos anos. Desde fevereiro de 2022, o Paraná mantém a média de abertura de empresas abaixo de 24 horas. O ritmo de melhora foi constante: em julho de 2023, o tempo era de 12 horas; em janeiro de 2024, já havia caído para 9 horas; e em fevereiro deste ano, chegou a 8 horas.

 

De acordo com dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), o Paraná lidera entre as grandes economias do país. Em julho de 2025, a Bahia foi o estado que mais se aproximou, com média de 11 horas e 34 minutos. Já São Paulo teve um dos piores desempenhos entre os grandes estados, com 53 horas e 25 minutos para abrir uma empresa — 46 horas a mais que o Paraná. Minas Gerais registrou 29 horas e 21 minutos no mesmo período.

 

Na região Sul, o Paraná também lidera. Santa Catarina levou 18 horas e 24 minutos para concluir o processo, e o Rio Grande do Sul, 19 horas e 18 minutos. Já os piores desempenhos nacionais foram registrados no Pará (73 horas e 39 minutos) e em Mato Grosso (32 horas e 1 minuto).

 

Avanços em outros indicadores

 

Outros indicadores confirmam a melhora do ambiente de negócios no estado. O tempo total de viabilidade, que considera a análise do nome empresarial e do endereço, caiu de 6 horas e 41 minutos em junho para 6 horas e 29 minutos em julho, fazendo o Paraná subir da 6ª para a 3ª posição no ranking nacional.

 

Já o tempo de registro nas Juntas Comerciais também teve melhora, com redução de um minuto, elevando o estado do 5º para o 3º lugar nacional neste critério.

 

Outro dado importante é o Tempo Médio de Registro, que representa o tempo de análise do processo desde sua disponibilização até o deferimento. Em julho, o Paraná registrou 1 hora e 21 minutos, ocupando também a 3ª colocação entre todos os estados brasileiros. No mês anterior, estava em 4º lugar.

 

Os dados completos estão disponíveis no portal da RedeSim: https://estatistica.redesim.gov.br/tempos-abertura

 

Liberdade econômica e baixo risco

 

Em paralelo, o Governo do Paraná anunciou no fim de julho uma ampliação no número de atividades classificadas como de Baixo Risco, dentro da política de liberdade econômica. O número passou de 771 para 975 atividades, que agora têm facilidades para abertura e operação, sem a necessidade de alvarás e licenças de órgãos como o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Água e Terra, Agência de Defesa Agropecuária, além da Polícia Civil, que passou a integrar a lista.

 

Com essa ampliação, o Paraná avança ainda mais no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, tendo saído da 27ª posição em 2023 para a 2ª colocação em 2024. A expectativa é que, com a revisão mais recente, o estado alcance a liderança nacional em número de atividades econômicas dispensadas de licenças para funcionamento.

 

Ambiente favorável ao empreendedor

 

O conjunto de medidas reforça o ambiente favorável ao empreendedorismo e à atração de investimentos no Paraná. A agilidade nos trâmites de abertura, aliada à redução da burocracia e a um ambiente de negócios mais moderno e digital, posiciona o estado como referência em gestão pública e liberdade econômica no Brasil.

 

Além disso, o governo estadual já anunciou uma redução de 45% na alíquota do IPVA para 2026, o que deve tornar o Paraná o estado com o menor imposto sobre veículos do país, ampliando ainda mais a competitividade e o apelo para novos investimentos.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falha em concentrador de fibra deixa órgãos públicos de Jaguariaíva sem internet, monitoramento e telefonia
GCM localiza menor desaparecido em Jaguariaíva neste fim de semana
GCM registra tentativa de feminicídio em Jaguariaíva
Vagas de emprego disponíveis para hoje em Jaguariaíva
Falecimentos registrados das últimas horas em Jaguariaíva

MZ Play

Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE