Um caso envolvendo a situação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Jaguariaíva veio à tona no fim de semana, após declarações do vereador Alan Tafarel Cardozo Monteiro nas redes sociais. Ele afirmou que a Prefeitura não estaria tratando com a devida atenção e responsabilidade as condições de trabalho e os recursos destinados à segurança pública, citando falta de uniformes, viaturas quebradas e ausência de investimentos.
Na segunda-feira (3), a reportagem entrou em contato com a administração municipal, e nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Jaguariaíva, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, emitiu nota oficial rebatendo as alegações e classificando as informações como “imprecisas e sem fundamento”.
Segundo o comunicado, a Prefeitura reconhece que a frota da GCM é antiga — composta por veículos com mais de 10 anos de uso e quilometragem superior a 350 mil km —, o que exige manutenção constante. A nota esclarece, porém, que os defeitos recentes ocorreram durante o fim de semana, período em que as oficinas estavam fechadas, e que não procede a afirmação de abandono da frota.
A administração informou ainda que há processo licitatório concluído para a aquisição de duas novas viaturas, que devem ser entregues após a plotagem, e que também foi iniciado o processo de compra de novos uniformes, de qualidade semelhante aos oferecidos a outras forças de segurança.
Em relação aos índices de criminalidade, a Prefeitura afirma que houve redução de 68,75% nos registros de roubos em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da Delegacia de Polícia Civil de Jaguariaíva. O texto destaca que a divulgação de informações incorretas “contribui para a sensação de insegurança entre os cidadãos” e pode “enfraquecer a confiança da população nas instituições públicas”.
A nota também lembra que o próprio vereador intermediou, no início do ano, a destinação de uma viatura para o município, por meio de emenda parlamentar da deputada Flávia Francischini, mas que até o momento o veículo não chegou a Jaguariaíva, o que, segundo a Prefeitura, torna “incorreta e precipitada” a crítica feita à atual gestão.
A Secretaria conclui reafirmando o compromisso da administração com a segurança pública e a transparência na aplicação dos recursos, repudiando informações que possam gerar desinformação.
Vale destacar que a Guarda Civil Municipal de Jaguariaíva costuma divulgar frequentemente ocorrências relevantes atendidas, porém a última publicação oficial foi no dia 26 de outubro. O município também possui unidades de outas forças de segurança, como a Polícia Militar, a Civil e da Penal- já que possuiu uma Cadeia Pública.
O que disse o vereador?