A Guarda Civil Municipal (GCM) divulgou nos últimos dias um balanço de ocorrências atendidas em dezembro, que resultaram na prisão de vários homens por violência doméstica e familiar. Os casos, embora tornados públicos recentemente, ocorreram há algumas semanas, entre os dias 21 e 28 de dezembro de 2025.
Na noite de 21 de dezembro, a GCM prendeu um homem de 31 anos após um desentendimento familiar. Segundo o relato, ele iniciou as agressões contra o próprio irmão, arremessando objetos que causaram lesões nas pernas, além de fazer ameaças de morte. Em seguida, o suspeito também teria agredido a esposa, com atos de violência como puxões de cabelo, tentativa de enforcamento e uma rasteira, provocando ferimentos. O homem foi detido em flagrante e encaminhado à delegacia da Polícia Civil, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Já no dia 23 de dezembro, a GCM foi acionada por vizinhos que relataram uma situação de violência doméstica. No local, a vítima informou que, após uma discussão, foi agredida com um soco no rosto pelo companheiro. O agressor foi abordado pela equipe e preso em flagrante, sendo levado para os procedimentos legais.
Homem ameaça os próprios pais com faca
No dia 24 de dezembro, a Guarda Municipal atendeu outra ocorrência grave. Um homem teria ameaçado de morte os próprios pais, portando uma faca, após desentendimentos. As vítimas conseguiram fugir para a via pública e acionar a GCM. O suspeito foi localizado, preso em flagrante e encaminhado à autoridade policial.
Porte ilegal de arma e agressões
No dia 28 de dezembro, a GCM foi acionada para atender uma ocorrência de agressões e ameaças após uma confraternização. Conforme as informações, um homem teria agredido e ameaçado a esposa, saído da residência e retornado momentos depois. Ao ser impedido de entrar, ele arrombou a porta com um pé de cabra, agrediu outra mulher que estava no local e fugiu.
Durante patrulhamento, a equipe localizou o suspeito e, na abordagem, encontrou uma faca e o pé de cabra utilizados na ação. A GCM também tinha conhecimento de que o homem possuía uma arma de fogo em casa. No imóvel, foi localizada uma espingarda. O indivíduo foi preso em flagrante por violência doméstica e porte ilegal de arma de fogo, sendo encaminhado à delegacia de polícia.