Justiça Eleitoral convoca recontagem de votos em Castro após cassação de chapa do Podemos por fraude à cota de gênero
Política Vitrine

Justiça Eleitoral convoca recontagem de votos em Castro após cassação de chapa do Podemos por fraude à cota de gênero

08/05/2025 | 11:07 Por redacao mz

A Justiça Eleitoral, por meio da 16ª Zona de Castro, determinou a recontagem dos votos das eleições municipais de 2024, após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que anulou todos os votos recebidos pelos candidatos do partido PODEMOS. A medida, publicada no Edital nº 05/2025 na quarta-feira (7), é consequência da comprovação de fraude envolvendo o uso de candidaturas femininas fictícias apenas para o cumprimento da cota de gênero exigida por lei.

A nova totalização será feita no próximo dia 15 de maio, às 14h, na sede do Cartório Eleitoral de Castro. O processo será público e poderá ser acompanhado por representantes da OAB, do Ministério Público Eleitoral e por delegados de partidos, coligações e federações.

A recontagem poderá modificar o resultado oficial da eleição, com possíveis mudanças na lista de eleitos e suplentes. Caso isso ocorra, novos diplomas serão emitidos aos candidatos que assumirem as vagas, enquanto os anteriormente expedidos serão automaticamente revogados, conforme prevê a legislação.

A cassação teve origem em uma ação movida por Antônio Levi Napoli e pelo Partido Renovação Democrática de Castro, presidido por Sandro Machinski. Os advogados Fabrício Stadler Grellmann e Pietro Arnaud atuaram no processo, que resultou na cassação do mandato do vereador Jovenil Rodrigues de Freitas e na inelegibilidade, por oito anos, dos envolvidos no esquema.

Para Pietro Arnaud, a decisão representa um avanço no combate às irregularidades eleitorais. “Esta é uma vitória da sociedade, cansada de manobras e subterfúgios eleitorais. Não há mais espaço para fraudes à cota de gênero. O interesse público exige probidade e seriedade na política””, declarou o advogado.

Com a recontagem, os autores da ação pretendem solicitar à Câmara Municipal a posse imediata de Antônio Levi, caso confirmada sua eleição com o novo resultado.

com informações via Página Um News