Foi sancionada pela Prefeitura de Ponta Grossa a Lei nº 15.654, que declara de utilidade pública municipal a Associação de Veteranos do 13º Batalhão de Infantaria Blindado, com sede no município. A proposta, que teve origem no Projeto de Lei nº 44/2025, de autoria do vereador Pastor Ezequiel, foi aprovada pela Câmara Municipal em sessão ordinária e sancionada pelo Executivo Municipal na terça-feira (14).
A declaração de utilidade pública reconhece oficialmente a relevância social da entidade, permitindo que ela tenha acesso a benefícios legais e parcerias com o poder público para ampliar suas atividades.
Importância da Associação
De acordo com a justificativa apresentada, a entidade cumpre todos os requisitos da Lei Municipal nº 6.826/2001 e vem prestando serviços de interesse público. A associação tem como finalidade congregar militares e ex-militares que serviram no 13º Batalhão de Infantaria Blindado, promovendo o culto aos valores militares, incentivando o civismo e contribuindo com ações de impacto positivo à sociedade ponta-grossense.
A declaração reforça a importância da atuação da associação na preservação da história militar local e no apoio social aos veteranos, reconhecendo sua contribuição ao município.
foto: reprodução via Google Street