A atriz Susana Vieira, de 81 anos, revelou durante sua participação no programa “Fantástico” da TV Globo que foi diagnosticada com leucemia linfocítica crônica, um tipo de câncer que não tem cura. Susana compartilhou que, apesar da gravidade da doença, está “em paz”. Ela também mencionou que sofre de anemia hemolítica autoimune, outra condição incurável. Ambas as doenças foram descobertas em 2015, mas ganharam destaque após os novos relatos da atriz que foram ao ar no último domingo (19) .
Segundo o Ministério da Saúde e a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), a leucemia linfocítica crônica (LLC) ocorre quando os linfócitos B, células responsáveis pela defesa do organismo, começam a se reproduzir de maneira descontrolada e perdem sua função.
O diagnóstico da LLC é feito através de um exame de sangue que identifica células anormais e determina a quantidade de diferentes tipos de células presentes. Embora a maioria dos pacientes não necessite de tratamento imediato, nos casos mais avançados, a intervenção médica é necessária.
Os sintomas da LLC incluem inchaço nos linfonodos do pescoço, axilas e virilha, aumento do baço, diminuição das plaquetas no sangue, anemia, cansaço, febre, perda de peso, sensação de saciedade precoce e excesso de suor noturno. A avaliação da doença é feita utilizando os sistemas Rai e Binet, que consideram tanto indicadores físicos, como a presença de linfonodos e órgãos aumentados, quanto parâmetros sanguíneos, como anemia e redução de plaquetas.
Com informações: Portal Rádio Itatiaia