Nesta quarta-feira (9), Peixe e Tricolor ficaram no 1 a 1 na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Um gol de pênalti, nos acréscimos do segundo tempo, salvou o Grêmio de um tropeço em casa diante do Santos, no primeiro duelo do confronto pelas quartas de final da Libertadores. Kaio Jorge marcou para o Santos no primeiro tempo, e o Grêmio empatou com Diego Souza após pênalti revisado pelo VAR.
Um empate sem gols no litoral paulista classifica o Alvinegro Praiano. Outro 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis. Igualdades a partir de 2 a 2 dão a vaga aos gaúchos, que ostentam uma invencibilidade de 17 jogos. Os santistas, por sua vez, perderam os 100% de aproveitamento como visitantes na Libertadores. O Peixe havia vencido as quatro partidas anteriores que disputou longe da Vila pelo torneio.
Tanto Renato Portaluppi como Cuca pretendiam levar a campo o que tinham de melhor, mas tiveram problemas na escalação. No Grêmio, Jean Pyerre sequer foi relacionado. Poupado por desconforto muscular no último domingo (5), diante do Vasco, pelo Brasileirão, o meia não está 100% e deu lugar ao também meia César Pinares. Já no Santos, o atacante Yeferson Soteldo foi diagnosticado com o novo coronavírus (covid-19). Lucas Braga foi o escolhido para substituí-lo.
As equipes se reencontram na próxima quarta-feira (16), às 19h15 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos (SP).