Lideranças políticas prestam homenagens após morte do papa Francisco
Política Vitrine

Lideranças políticas prestam homenagens após morte do papa Francisco

21/04/2025 | 09:30 Por redacao mz

O Brasil amanheceu em luto nesta segunda-feira (21), após a confirmação da morte do papa Francisco, aos 88 anos, em Roma. A notícia do falecimento do pontífice, conhecido por sua postura progressista e compromisso com os mais vulneráveis, gerou comoção entre autoridades brasileiras, que utilizaram as redes sociais para prestar suas homenagens.

O presidente Lula, que sempre visitou e manteve amizade com o então pontífice, disse que ele “criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.”, explicou o chefe do executivo.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, compartilhou uma lembrança pessoal marcante de quando encontrou o Papa durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013. “Papa Francisco, luz eterna. O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde”, escreveu no X (antigo Twitter).

Também sensibilizado, o ministro do Esporte, André Fufuca, exaltou o legado deixado por Francisco. “Homem de fé e simplicidade, deixa um legado de tolerância, diálogo e amor ao próximo”, declarou.

O deputado federal e presidente da Câmara, Hugo Motta destacou a relevância histórica e pessoal do Papa para sua trajetória. “Poucos líderes foram tão marcantes para mim como o Jorge Mário Bergoglio. Papa Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino a ocupar o posto mais alto da Igreja.”

João Doria, ex-governador de São Paulo, expressou pesar em tom emocionado. “O mundo amanheceu mais triste com a perda do Santo Padre.”

Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, transformou a liderança da Igreja Católica com sua ênfase na compaixão, inclusão e justiça social. Sua morte deixa uma lacuna profunda na fé de milhões ao redor do mundo.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!