Lula critica Donald Trump e diz que ele quer “virar um imperador do mundo”
Política Vitrine

Lula critica Donald Trump e diz que ele quer “virar um imperador do mundo”

20/02/2025 | 12:30 Por redacao mz

Nesta quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou duras críticas a Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, acusando-o de querer “virar um imperador do mundo”. Lula enfatizou a necessidade de respeito à soberania dos países em uma entrevista concedida a uma rádio local.

O líder brasileiro destacou a importância da democracia conquistada após a Segunda Guerra Mundial, classificando-a como um modelo exemplar de governança nos últimos 70 anos. “A democracia conquistada após a Segunda Guerra Mundial é um parâmetro e exemplo da melhor governança que tivemos nos últimos 70 anos, mas do jeito que ele (Trump) está fazendo, está tentando virar um imperador do mundo”, disse o presidente.

As declarações de Lula ocorrem em meio a uma série de tensões entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky. Recentemente, Washington instigou Kiev ao iniciar diálogos com a Rússia para encerrar a guerra na Ucrânia, apesar de Lula não ter mencionado diretamente esses acontecimentos.

Lula ressaltou que Trump deve lembrar da importância de respeitar a soberania de cada país, pois isso fortalece a democracia. “O republicano foi eleito para governar os EUA, não o mundo,” disse Lula, que desde sua posse em janeiro ainda não teve uma conversa direta com Trump. Ele também reafirmou a parceria comercial significativa entre Brasil e Estados Unidos e pediu “mais amizade” entre as nações.

Adicionalmente, Lula destacou que responderá com “reciprocidade” caso os EUA decidam impor tarifas ao aço brasileiro, demonstrando sua disposição em defender os interesses do país em face de possíveis medidas protecionistas.