O presidente Lula segue discutindo possíveis nomes para ocupar a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a a aposentadoria de Luís Roberto Barroso, que deixa o cargo na próxima sexta-feira (17), após 12 anos na Corte.
O presidente se reuniu na noite desta terça-feira (14), no Palácio da Alvorada, com os ministros do STF Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Mais cedo, o petista esteve reunido com o advogado-geral da União, Jorge Messias, um dos cotados para a vaga no STF. Lula quer sentir o clima para um nome que não enfrente resistência no Supremo e no Congresso Nacional.
Davi Alcolumbre, presidente do Senado, quer emplacar o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para assumir o cargo. Outros nomes especulados para ocupar a vaga são os de Bruno Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e do controlador-geral da União, Vinícius Carvalho. Caso o presidente Lula opte por uma mulher como ministra, a mais cotada é a atual presidente do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Rocha. Neste terceiro mandato, Lula já indicou Flávio Dino, na vaga de Rosa Weber e Cristiano Zanin, no lugar de Ricardo Lewandowski.