O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma agenda intensa nesta quinta-feira (6) em Belém (PA), onde recebe líderes mundiais para a Cúpula do Clima, evento preparatório para a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorrerá na capital paraense entre os dias 10 e 21 de novembro.
Entre os principais convidados estão o presidente da França, Emmanuel Macron, o príncipe William e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. O encontro marca uma nova etapa nas discussões sobre cooperação ambiental e financiamento de ações sustentáveis voltadas à preservação da Amazônia.
A programação de Lula começou às 8h30, com a recepção oficial dos chefes de delegação no Parque da Cidade. Às 10h30, o presidente comandou a abertura da sessão plenária da Cúpula do Clima, onde líderes mundiais apresentaram discursos sobre a crise climática e as metas de redução de emissões de gases do efeito estufa.
Durante o evento, também está prevista uma reunião reservada entre Lula, Macron e o príncipe William, que deve tratar da cooperação climática internacional, investimentos verdes e da contribuição britânica ao Fundo de Florestas Tropicais (TFFF), iniciativa criada pelo governo brasileiro.
Ao meio-dia, o presidente oferece um almoço para os chefes de Estado e de governo dos países que integram o fundo. Mais de 50 líderes internacionais participam da cúpula.
À tarde, Lula terá encontro bilateral com Emmanuel Macron, às 15h, seguido da primeira sessão temática de debates sobre conservação de ecossistemas, às 16h. O encerramento da agenda está previsto para as 18h15, com a fotografia oficial e um coquetel oferecido por Lula e pela primeira-dama, Janja da Silva.
O que é a COP30
A COP30 (Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU) reunirá representantes de mais de 190 países em Belém. Esta será a primeira vez que o Brasil sediará o evento, considerado um marco nas negociações ambientais globais. O encontro ocorre em um momento decisivo para o combate ao aquecimento global e será especialmente simbólico por acontecer no coração da Amazônia, bioma essencial para o equilíbrio climático do planeta





