Macaco-prego baleado pode ficar paraplégico; polícia investiga caso
Policial Vitrine

Macaco-prego baleado pode ficar paraplégico; polícia investiga caso

15/09/2025 | 14:14 Por Redação MZ

Uma fêmea de macaco-prego, batizada de Maria, corre o risco de ficar paraplégica após ser baleada na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. O animal foi encontrado por moradores na última terça-feira (9) e resgatado pelo Instituto Vida Livre, onde permanece internado.

 

De acordo com a equipe veterinária, a bala está alojada na coluna e deixou o animal sem os movimentos das patas traseiras. Exames de imagem indicam que a lesão pode ter sido causada por compressão de um nervo, o que aumenta as chances de recuperação após a cirurgia de remoção do projétil, prevista para os próximos dias.

 

Apesar do estado grave, os especialistas acreditam na possibilidade de reversão do quadro. “Pelo modo como foi encontrado, dificilmente ele teria conseguido se mover após o disparo”, afirmou Roched Seba, representante do instituto.

 

As circunstâncias do tiro ainda são desconhecidas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) abriram investigação para apurar o caso.

 

Segundo a legislação ambiental, crimes contra a fauna silvestre podem resultar em multa e reclusão.