Está marcada para este domingo (3), em Ponta Grossa, uma manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em meio às recentes medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ato faz parte do movimento nacional Reaja Brasil, convocado por parlamentares da oposição que interromperam o recesso no Congresso para organizar as mobilizações em várias cidades do país.
Na cidade, a concentração ocorre a partir das 15h na Praça Barão de Guaraúna, no Centro. A manifestação está sendo organizada por lideranças locais e simpatizantes de Bolsonaro. Até o momento, não há estimativa oficial de público.
Nos últimos dias, a cidade já vinha se aquecendo para o protesto. Um grupo de apoiadores realizou manifestações simbólicas em pontos estratégicos, como na passarela do Sabará, na Avenida Souza Naves, com direito a bandeiras, faixas e buzinaço. Também foram registrados alguns manifestantes com críticas ao presidente Lula.
O ápice do movimento nacional deve ocorrer na Avenida Paulista, em São Paulo — tradicional reduto de atos políticos da direita. Lá, Bolsonaro reuniu cerca de 185 mil pessoas em fevereiro, pedindo anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro. No entanto, em uma mobilização semelhante em junho, o público caiu para cerca de 13 mil participantes.
Embora Bolsonaro não compareça pessoalmente aos atos deste sábado, seus aliados apostam que a adesão servirá como um recado ao STF e como termômetro da força política do ex-presidente diante das investigações que enfrenta.