Mesmo com voto facultativo, venezuelanos fazem filas para votar.
Mundo Política

Mesmo com voto facultativo, venezuelanos fazem filas para votar.

28/07/2024 | 14:20 Por Eduarda Malucelli Modificado em 28, julho, 2024 9:56

Neste domingo, 28 de julho, os venezuelanos estão formando longas filas nos centros de votação desde as primeiras horas do dia, conforme mostram vídeos compartilhados nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver eleitores cantando o hino nacional, “Gloria al Bravo Pueblo”, enquanto aguardam para votar. A votação no país é facultativa, e as urnas estarão abertas até as 18h locais (19h no horário de Brasília). Aproximadamente 21 milhões de venezuelanos estão registrados para votar em mais de 15 mil centros eleitorais espalhados pelo país. O presidente Nicolás Maduro, que busca a reeleição, já exerceu seu voto.

O resultado da eleição é esperado para ser divulgado ainda neste domingo ou, no mais tardar, na madrugada de segunda-feira, 29 de julho. Este pleito é considerado histórico, pois a oposição lidera as pesquisas após duas décadas de governo chavista. Maduro, sucessor político de Hugo Chávez, que começou sua trajetória política com a eleição em 1998 e faleceu em 2013, enfrenta um desafio significativo. Edmundo González, principal adversário de Maduro, fez um apelo aos eleitores em um vídeo publicado nas redes sociais no sábado, 27 de julho, incentivando-os a comparecer aos centros de votação e acompanhar a contagem dos votos.

“Não posso deixar de agradecer a todos aqueles que vão estar nos centros de votação fazendo com que se respeite a vontade do nosso povo. (…). Estendo também o convite aos outros cidadãos, para que possam comparecer ao seu centro de votação no final do dia e testemunhar o rigor dos resultados obtidos”, disse González em sua mensagem. Ele é o candidato da Plataforma Unitária Democrática (PUD), após a exclusão de duas candidatas por motivos controversos.

María Corina Machado foi barrada pela Controladoria-Geral do governo de Maduro, que citou problemas administrativos em um mandato anterior, enquanto Corina Yoris teve sua candidatura negada devido a um suposto erro no sistema de registro. Edmundo González, ex-embaixador da Venezuela na Argentina e formado em Relações Internacionais pela Universidade Central da Venezuela, é o candidato que representa a oposição nesta eleição.

Com informações: Metrópoles

4 Comentários

  • insightsway disse:

    Hi Neat post Theres an issue together with your web site in internet explorer may test this IE still is the marketplace chief and a good component of people will pass over your fantastic writing due to this problem

  • Bernd disse:

    In recent years, there has been a surge in interest and research around the potential health
    benefits of CBD, or cannabidiol, a compound derived from the cannabis plant.

    Glance at my blog post :: Makers CBD Regulate Blood

  • Lynn disse:

    Hmm it appears like your site ate my first comment (it was extremely long) so I guess
    I’ll just sum it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
    I too am an aspiring blog blogger but I’m still new to everything.
    Do you have any tips and hints for inexperienced blog
    writers? I’d genuinely appreciate it.

    my blog: https://www.portaldentystyczny.pl/forum/go:profil/art151791.html

  • Savannah disse:

    Glycogen Support is a dietary supplement that has been gaining popularity in recent years for its purported
    benefits in supporting healthy glycogen levels in the body.

    Feel free to peruse page: Glycogen Support Reviews

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!