Brasil Corona

Ministério da Saúde diz que Brasil pode ter vacina da Pfizer em dezembro

09/12/2020 | 18:32 Por Notícias Mz Modificado em 09, dezembro, 2020 6:32
Etapa emergencial atenderia a uma parte restrita da população com 70 milhões de doses 

Em nota o Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (9) que poderá haver vacinação contra a Covid-19 no Brasil ainda neste mês de dezembro, ou no início de janeiro de 2021, se a farmacêutica Pfizer conseguir uma autorização emergencial junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O ministro Eduardo Pazuello afirma que a vacinação ainda neste ano depende se a Pfizer conseguir “adiantar” uma entrega de doses, assim como, conseguir a autorização emergencial. Mas as doses disponibilizadas serão em poucas quantidades, atendendo uma pequena quantidade de pessoas.

É discutido desde o início da semana que a Pfizer ofereceu ao Governo uma alternativa, que seja enviada uma quantidade menor de doses para alguns lugares específicos, definidos pelo Governo. Para o transporte, é necessária uma caixa térmica contendo gelo seco garantindo o armazenamento da vacina da Pfizer a menos 70 graus.

A nota do Ministério continua: “a autorização emergencial depende da Anvisa e os termos contratuais devem ser definidos entre o Ministério da Saúde e a Pfizer e ou qualquer laboratório”.

A vacina da Pfizer começou a ser aplicada no Reino Unido nesta terça-feira (8). No mesmo dia, o governo brasileiro anunciou termo de intenção para comprar 70 milhões de doses da empresa. O anúncio refletiu uma mudança de atitude, já que o governo antes havia dito que o país não tinha infraestrutura para armazenar as doses na temperatura exigida de 70º C negativos.

Com informações do G1 

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!