O Ministério do Esporte revelou a existência de uma rede de 53 contas e 25 canais no YouTube que promovem apostas esportivas online com promessas de ganhos fáceis, mas “sem alertar para os riscos envolvidos”. A pasta pediu ao Ministério da Justiça que intensifique as investigações e, se necessário, envolva a Polícia Federal devido ao impacto negativo dessas práticas na economia popular.
A investigação, conduzida pela Secretaria Nacional de Apostas Esportivas, mostrou que os sites recebem depósitos dos apostadores, mas não cumprem com o pagamento dos prêmios prometidos. Após isso, as plataformas são desativadas, deixando os usuários no prejuízo. Influenciadores digitais e anunciantes desempenham um papel central ao promover os esquemas e atrair milhares de pessoas. “Influenciadores digitais desempenham um papel central nessa prática, promovendo o jogo e conferindo uma aparência de legitimidade ao esquema”, informou o ministério.
A pasta também destacou que a regulamentação das apostas esportivas, prevista para começar em janeiro de 2025, será essencial para proteger os consumidores e garantir maior transparência no mercado. Empresas interessadas deverão pagar uma taxa de R$ 30 milhões para operar no país, além de cumprir normas rigorosas relacionadas à segurança financeira, prevenção de fraudes e publicidade responsável.
Até o momento, 100 empresas estão aptas a operar no Brasil, segundo a Secretaria de Prêmios e Apostas. Além disso, 26 empresas já foram autorizadas a atuar em nível estadual, seguindo as leis locais. O governo federal reforça que a regulamentação é crucial para combater irregularidades e proteger a saúde mental e financeira da população.
Com informações: Agência Brasil| Foto: Joédson Alves/Agência Brasil