Ministro do STF determina investigação da conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro durante pandemia
Brasil

Ministro do STF determina investigação da conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro durante pandemia

18/09/2025 | 14:33 Por Redação MZ

Relatório da CPI da covid cita 9 crimes

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou  que a Polícia Federal (PF) realize uma abertura de um inquérito para investigar as conclusões do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a pandemia de covid-19, em que o ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos principais alvos.

A determinação do ministro é para que “os fatos tratados nos autos tenham apuração”.

Dino deu prazo inicial de 60 dias para as investigações.

 

“A investigação parlamentar apontou indícios de crimes contra a Administração Pública, notadamente em contratos, fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de recursos públicos, assinatura de contratos com empresas de ‘fachada’ para prestação de serviços genéricos ou fictícios, dentre outros ilícitos mencionados no relatório da CPI”, destacou o ministro.

Ocorrida de abril a outubro de 2021, a CPI da Pandemia concluiu que Bolsonaro teve papel preponderante na morte de 700 mil vítimas de covid-19.

Além disso, o relatório pediu o indiciamento do ex-presidente por nove crimes, entre os quais charlatanismo, prevaricação, infração a medidas sanitárias e epidemia com resultado morte.

Informações: Ag.Brasil