BrasilCulturaEducação

Ministro Marcos Pontes quer incentivar investimento do setor privado na ciência

 

 

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes quer incentivar empresas privadas a investir em ciência e tecnologia. A proposta vem em um momento de cortes no orçamento, segundo Pontes a proposta já existe a um tempo.
Pontes citou como exemplo a Coréia, onde 78% do investimento em ciência e tecnologia vem do investimento privado e apenas 22% vem do investimento público.
O orçamento para o ministério este ano foi reduzido para R$2,7, para o ministro o corte foi “um estrago” no ministério. Pontes destacou a importância das bolsas do CNPq para manter a pesquisa do país mesmo com os cortes na pasta. “ Essa pesquisa básica sustenta todo o restante de como transformar, de como irrigar esses novos produtos”, comentou.

Quase todo o ministério sofrer cortes. “Eu consegui preservar, sem nenhum corte as unidades de pesquisa, tanto em 2019 quanto em 2020 e agora a gente vai ter que colocar corte e aí que vem o estrago. As pesquisas não são algo que você consegue ligar e desligar, você tem um orçamento e de repente você tira aquele orçamento. Você pode atrasar muitos anos naquela pesquisa. Estrago é justamente isso, para a gente não desperdiçar anos de pesquisa”, disse o ministro.

Comentários
Posts relacionados
DestaquesEducaçãoPonta Grossa

PG define data para volta às aulas presenciais na rede municipal

Dando sequência ao plano de retorno gradativo às atividades presenciais em Ponta Grossa, os alunos cujas famílias optaram pelo sistema híbrido de… Compartilhe isso:TwitterFacebook
BrasilGeralPolicial

Suspeito de ataque a creche de SC presta depoimento à polícia

Comentários Compartilhe isso:TwitterFacebook
BrasilDestaques

Avião cargueiro sai da pista durante pouso na manhã de hoje

Um avião cargueiro saiu da pista durante o pouso na manhã de hoje (11) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos-… Compartilhe isso:TwitterFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp