Monark é condenado a prisão por chamar ministro Flávio Dino de “gordola”
Brasil Policial Política

Monark é condenado a prisão por chamar ministro Flávio Dino de “gordola”

08/10/2024 | 16:20 Por Redação MZ

O youtuber Bruno Aiub, mais conhecido como Monark, foi condenado pela Justiça Federal por injúria contra o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). A condenação, que resultou em uma pena de um ano e dois meses de detenção, foi proferida pela juíza Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal de São Paulo, no dia 3 de outubro. Além da pena de detenção, Monark foi condenado a pagar R$ 50 mil.

A ação teve origem em 2023, quando Monark, durante um podcast, proferiu ofensas contra Dino, que na época era ministro da Justiça. Na transmissão ao vivo, o youtuber chamou o ministro de “gordola” e “filho da p*ta”. “Você vai ser escravizado por um gordola. Esse cara sozinho não dura um segundo na rua, não consegue correr 100 metros. Coloca ele na floresta para ver se ele sobrevive”, disse Monark no programa.

Embora a acusação de difamação tenha sido afastada, a juíza Isabel do Prado concluiu que o crime de injúria ficou comprovado. “É inequívoco que as frases por ele pronunciadas foram ofensivas à dignidade e ao decoro da vítima”, afirmou a magistrada, destacando que Monark teve a intenção clara de injuriar o ministro.

A defesa de Monark, representada pela Defensoria Pública, solicitou o arquivamento da ação penal. O youtuber, que pode recorrer da decisão, permanecerá em liberdade enquanto o processo de recurso estiver em andamento.

 

Com informações: Metrópoles e O Globo| Foto: Reprodução/Redes Sociais/Agência EBC

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!