Região Campos Gerais Vitrine

Moradores de Ipiranga sofrem com barulho causado por moto com escapamento irregular

22/11/2021 | 16:12 Por Eduardo Matheus Modificado em 22, novembro, 2021 4:13


No último domingo (21) um seguidor do Portal MZ Notícia relatou que os moradores da cidade de Ipiranga estão inconformados com o grande número de motocicletas que estão circulando pelo município com o escapamento adulterado. Ele relata que nos finais de semana diversos motociclistas desrespeitam as normas de trânsito e circulam pelas ruas da cidade causando tumulto e algazarra com suas motos com escapamento modificado.

“A tempo a gente vem sofrendo aqui com proprietários de motos que trocam o equipamento original para colocar escapamento barulhento, esportivo. Enfim, eles fazem o que bem entendem na parte do escapamento da moto pra fazer barulho, para querer aparecer. Eles ficam incomodando a comunidade, inclusive já chamei atenção de alguns motoqueiros que tem moto com escapamento irregular, simplesmente, a pessoa foi muito mal educada comigo. Falou que o escapamento era esportivo’’, lamentou, Osmario Zamilian.

As alterações em motocicletas devem estar de acordo com as normas impostas por lei. No entanto, a maioria das multas aplicadas por ruído excessivo em motocicletas acontecem porque quem modificou o escapamento da moto não obedeceu o que é previsto legislação. “Acho que por lei não se pode mexer no acessório original. Gostaria de fazer um pedido para as autoridades competentes do munícipio, do estado que tomem providências que no mínimo sejam orientados da infração que estão cometendo. É impossível que uma pessoa que tenha CNH não saiba o que está fazendo com seu veículo’’, clama Zamilian.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu Art. 230, inciso VII, prevê que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave.

As penalidades previstas ao condutor que estiver com escapamento irregular são:

●multa de R$ 195,23;

●cinco pontos na carteira;

●retenção do veículo ou motocicleta até que a situação seja regularizada.

Por isso, é necessário respeitar as características originais de sua motocicleta, para não ter problemas com a fiscalização.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!