O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se reúne nesta segunda-feira (10) com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, para discutir medidas de combate ao crime organizado. O encontro, marcado para as 16h, também abordará as diretrizes da ADPF das Favelas, que define regras para operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro.
Logo depois, às 17h, Moraes terá nova reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para tratar do Marco Legal da Segurança (Projeto de Lei 5582/2025). A agenda também deve contar com a presença de Gonet.
Proposto pelo governo federal, o projeto tem como objetivo endurecer penas e reforçar o combate ao poder econômico das facções criminosas. O relator do texto será o deputado Guilherme Derrite (PP-SP), que recentemente deixou o comando da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). Ele propõe alterações na Lei Antiterrorismo e na Lei das Organizações Criminosas, ampliando punições e instrumentos de investigação.
A retomada das discussões ocorre após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, em 28 de outubro, que teve como alvo líderes da facção Comando Vermelho (CV) e foi considerada a mais letal da história do estado.





