O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu no final da manhã de hoje (14) pelo cumprimento de novas prisões dos blogueiros Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, ambos associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão ocorre após um pedido da Polícia Federal, que relatou que os dois estariam envolvidos em ataques virtuais contra policiais federais que conduzem investigações no STF.
De acordo com informações da investigação, Allan dos Santos se encontra nos Estados Unidos, enquanto Oswaldo Eustáquio está na Espanha. Ambos são alvo de processos que envolvem crimes graves: Allan dos Santos é investigado por obstrução de Justiça, ameaças e crimes contra a honra, enquanto Oswaldo Eustáquio é suspeito de corrupção de menores, com alegações de que teria usado a identidade da filha para realizar postagens nas redes sociais.
Na mesma data, a residência da ex-esposa de Eustáquio em Brasília foi alvo de uma operação de busca, com a presença de equipes do Conselho Tutelar para garantir a integridade dos menores envolvidos. Além disso, o ministro Moraes autorizou a realização de buscas na residência do youtuber e influenciador de direita Ed Raposo, em diferentes locais do Espírito Santo.
A Polícia Federal relatou que os investigados teriam utilizado perfis de “crianças e adolescentes” para ocultar a autoria de postagens criminosas, aproveitando-se da imunidade legal desses menores para evitar a responsabilização.
No total, foram executadas nove medidas cautelares e dois mandados de busca em diversas localidades, incluindo o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas e Distrito Federal. A operação visa desarticular as redes envolvidas em tais atividades ilícitas e garantir a responsabilização dos envolvidos.
informações: via G1