Moraes se reúne com Eduardo Paes e Cláudio Castro para discutir megaoperação no Rio
Política Vitrine

Moraes se reúne com Eduardo Paes e Cláudio Castro para discutir megaoperação no Rio

03/11/2025 | 08:02 Por Redação MZ

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, realiza nesta segunda-feira (3) uma série de reuniões no Rio de Janeiro para tratar da Operação Contenção, ação policial que deixou mais de 120 mortos nos Complexos do Alemão e da Penha na última terça-feira (28).

 

De acordo com informações da BandNews, o ministro tem encontros marcados com o governador Cláudio Castro, o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades estaduais. O objetivo é discutir detalhes e consequências da megaoperação, que vem sendo alvo de críticas de entidades de direitos humanos e de órgãos de controle.

 

Moraes solicitou ao governador 18 esclarecimentos oficiais sobre a ação, que devem ser apresentados em relatório contendo informações sobre as medidas adotadas antes, durante e depois da operação. O documento também deverá especificar o número de agentes mobilizados, a identificação das forças participantes, os armamentos utilizados e o balanço de mortos, feridos e detidos.

 

Após as reuniões com Castro e Paes, o ministro também deve se encontrar com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Couto de Castro, o procurador-geral de Justiça, Antônio José Campos Moreira, e representantes da Defensoria Pública do Estado.

 

Alexandre de Moraes é o relator temporário da ADPF das Favelas, processo em que o STF determinou medidas para reduzir a letalidade policial nas comunidades do Rio. O encontro ocorre em meio à forte repercussão nacional e internacional da operação, que reacendeu o debate sobre o uso da força pelas polícias e o controle judicial sobre ações de segurança pública.