DestaquesRegião Campos Gerais

MPPR e Irati firmam acordo para desativação de aterro sanitário

Foto: Prefeitura de Irati

 

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Irati, firmou termo de ajustamento de conduta com o Município de Irati para a desativação do aterro sanitário existente na cidade. Além do encerramento do aterro, o acordo prevê a reparação dos danos ambientais eventualmente provocados pelo depósito de lixo, bem como a ativação da estação de transbordo dos resíduos gerados pela população, após fiscalização e liberação pelo Instituto Água e Terra (IAT).

No documento, o Município “reconhece a necessidade de regulamentar a disposição e destinação final de resíduos sólidos de sua área urbana, e de suplantar e solucionar as possíveis irregularidades respectivas”. Para isso, deverá apresentar, em até 15 dias, “o termo de referência para execução do plano de recuperação e remediação do impacto ambiental eventualmente causado”, com cronograma a ser seguido para a execução dos serviços, incluindo a ativação da estação de transbordo. Todo o processo deverá ser orientado e fiscalizado pelo IAT, que também assinou o TAC.

Para facilitar a fiscalização pelo MPPR e pelo IAT, o Município também assumiu o compromisso de apresentar mensalmente um relatório pormenorizado das providências adotadas para o cumprimento do acordo. “Salientamos que esta área de disposição dos resíduos era utilizada desde 1998 e que a responsabilidade legal é compartilhada pela população, juntamente com a gestão púbica”, completa a secretária de Meio Ambiente de Irati, Magda Lozinski.

Ao final do processo, o Instituto Água e Terra deverá elaborar laudo de verificação de cumprimento do TAC, cientificando o Ministério Público sobre as medidas tomadas pelo Município.

Prefeitura de Irati

Comentários
Posts relacionados
BrasilDestaquesPolítica

STF vota suspeição de Moro dia 14 e Lula pode novamente perder seus direitos politicos ficando inelegível

STF pode retroceder e reformar decisão referente a suspeição de Moro. Destino político de Lula pode estar ameaçado. Comentários Compartilhe isso:TwitterFacebook
DestaquesPonta Grossa

Novo decreto autoriza abertura de parques e retorno de funcionários públicos ao trabalho

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa emitiu novo decreto neste sábado (10). O documento  passa vigorar de 12 a 26 de abril… Compartilhe isso:TwitterFacebook
DestaquesParaná

Governo do Paraná decreta luto oficial pelo falecimento do deputado Rubens Recalcatti

Rubens Recalcatti faleceu aos 72 anos e deixa dois filhos Comentários Compartilhe isso:TwitterFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp