MPT divulga números de assédio eleitoral em todo o país
Ponta Grossa Vitrine

MPT divulga números de assédio eleitoral em todo o país

20/09/2024 | 11:29 Por Redação MZ Modificado em 20, setembro, 2024 11:29

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) promove, nas manhãs de 24 de setembro e 2 de outubro, novos encontros para esclarecimentos e discussões sobre a prática de assédio eleitoral, em Ponta Grossa e Cascavel, respectivamente. Estes serão os dois últimos eventos promovidos pelo órgão para abordar o tema. Já foram realizados encontros em Curitiba, em Londrina, em Foz do Iguaçu e em Maringá.  Segundo a instituição, não houve denúncias na região de Ponta Grossa.

Representantes de instituições parceiras do MPT-PR nesta iniciativa falarão sobre as respectivas atuações no combate e fiscalização do assédio eleitoral. Participam da mesa de expositores: o Tribunal Regional do Trabalho no Paraná (TRT-PR), o Ministério Público Eleitoral no Paraná (MPE), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), a Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR), e sindicatos locais.

O objetivo é esclarecer o público-alvo (advogados, advogadas, representantes de sindicatos, de empresas e de partidos políticos, além de outras pessoas interessadas no tema) acerca de quais práticas constituem assédio eleitoral e de suas atuações no durante o processo eleitoral de 2024.

Números alarmantes

 A realização dos encontros foi uma necessidade identificada pelo MPT-PR após a atuação institucional durante as eleições de 2022, quando as denúncias por assédio eleitoral no ambiente de trabalho bateram recordes em todo o país. O órgão registrou, até abril de 2023, 3.465 denúncias contra 2.467 empresas por todo o Brasil. O Paraná foi o terceiro estado do País e o primeiro do sul com maior número de casos de assédio eleitoral: foram 365 denúncias contra 230 empresas. Os dados constam do relatório de atividades da Coordenadoria Nacional da Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT sobre a atuação em casos de assédio eleitoral, em 2022. Acesse o relatório aqui.

Eleição 2024

De 1º de janeiro a 19 de setembro de 2024, o MPT registrou 327 denúncias de assédio eleitoral em todo o País. O Paraná é o sexto estado do país e o primeiro do Sul em número de denúncias, com 18 registros.

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!