Não foi votar? Saiba como justificar ausência
Brasil Eleições Municipais 2024 Vitrine

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

06/10/2024 | 13:30 Por Redação MZ Modificado em 06, outubro, 2024 1:45

Se você não compareceu às urnas neste domingo (6), tem até o dia 5 de dezembro para justificar a ausência. A justificativa é obrigatória, já que o voto no Brasil é compulsório para cidadãos maiores de 18 anos. Vale lembrar que o voto é facultativo para jovens entre 16 e 18 anos e para pessoas com mais de 70 anos.

No dia da eleição, a justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS, ou em pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs). A Justiça Eleitoral recomenda o uso do aplicativo para facilitar o processo. No e-Título, basta preencher as informações solicitadas e enviar a justificativa para análise de um juiz eleitoral. Quem não votar deve pagar uma multa de R$ 3,51 por turno ausente.

O prazo final para justificar a ausência no primeiro turno das eleições é 5 de dezembro de 2024.

É importante lembrar que deixar de votar e não justificar pode gerar penalidades. Quem acumular três faltas consecutivas sem justificativa pode ter o título de eleitor cancelado. Além disso, o eleitor faltoso pode enfrentar dificuldades para obter passaporte, se matricular em escolas ou universidades públicas, e tomar posse em cargos públicos após concursos.

Com informações: Agência Brasil | Foto: Marcelo Casal Jr

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!