Luiz Antônio Feliciano Marcondes, o Neguinho da Beija-Flor, anunciou que atuará como intérprete na avenida pela última vez no carnaval de 2025. O anúncio foi dado pelo artista em uma entrevista concedida ao RJ1, programa da Rede Globo, e confirmado pela Beija-Flor por meio de uma publicação no Instagram na quarta-feira (20).
O intérprete anunciou que, a partir de agora, se dedicará à carreira como cantor. Ele permaneceu na escola de samba por 50 anos. “Chegou a hora. Tenho que dar oportunidade a quem quer ser um Neguinho da Beija-Flor”, disse ele, emocionado, durante a entrevista ao RJ1.
Luiz Antônio chegou à Beija-Flor no dia 11 de junho de 1975. À época, seu nome artístico era “Neguinho da Vala” – foi Anísio Abraão David, presidente de honra da escola de samba, quem sugeriu “Neguinho da Beija-Flor”. No próximo ano, a escola, campeã por 14 vezes no carnaval do Rio de Janeiro, dedica um enredo ao carnavalesco Laíla, amigo do intérprete.
A Beija-Flor prestou uma homenagem à voz que por tantos anos comandou os desfiles da escola. “Sua voz ecoou em cada verso que cantamos, em cada vitória que celebramos e em cada nota 10 que nos fez vibrar. … Neguinho é, e sempre será, a essência da Beija-Flor. Não há Beija-Flor sem ele. Sua história está gravada em nossas cores, nossos sambas e nossos corações.”
Neguinho da Beija-Flor também compartilhou, com a Rede Globo, uma carta se despedindo do carnaval. “Por você, venci o câncer, cantando na avenida ainda sob tratamento. Tenho fé que me curei graças a Deus e ao abençoado remédio do carnaval. Nunca esquecerei como a comunidade me recebeu, na volta aos ensaios, em nossa quadra sagrada. O aplauso e a montanha de carinho estão para sempre tatuados na memória”, diz ele em um trecho.
Leia a carta de despedida do carnaval de Neguinho da Beija-Flor na íntegra:
“À minha amada Beija-Flor
O desfile de 2025 marcará minha despedida como intérprete de seus hinos na Passarela do Samba. No próximo carnaval, escreverei, com a comunidade nilopolitana, o ponto final da trajetória cinquentenária, tempo de muita felicidade e alegria. Vamos atravessar a Passarela do Samba pela derradeira vez, eu com a minha voz e o orgulho de sempre, sustentando a força e a magia de nossa comunidade que brilha no altar dos bambas. Será mais um momento de nosso amor eterno.
com informações via GMC Online