O Projeto de Lei nº 973/2023, de autoria do deputado Alexandre Curi (PSD), que propõe nomear Katiba Fadel o trecho de 15 quilômetros ligando a PR-151 à PR-090, conhecido como Contorno Norte de Castro, está prestes a ser sancionado.
A obra do Contorno Norte de Castro está em fase avançada e deve ser concluída no primeiro semestre de 2025. Este contorno é a primeira etapa do novo anel viário projetado para o município, com 15,60 quilômetros de pista asfaltada, duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, acostamentos externos de 2,5 metros em ambos os lados, uma nova ponte sobre o Rio Iapó e um viaduto no entroncamento com a PR-151. O projeto conta com um investimento de R$ 113 milhões.
Na justificativa de Curi, Katiba Fadel, formada em Engenharia Civil pela UEPG em 1985, exerceu sua profissão por mais de 15 anos e desempenhou diversos papéis na administração municipal de Castro entre 2009 e 2012, incluindo superintendente de Desenvolvimento Social, secretária municipal da Criança e do Desenvolvimento Social, além de secretária de Transportes.
Quem era Katiba?
Katiba, filha de Moacyr Elias Fadel (ex-vereador e presidente da Câmara de Castro) e Marilda Fonseca Fadel, era a segunda de quatro irmãos. Ela foi casada com o médico veterinário Miguel Zahdi Junior e mãe de dois filhos, Kahrime Fadel Zahdi e Miguel Zahdi Neto, atual presidente da Câmara Municipal de Castro. Katiba faleceu em 2017, aos 54 anos.