Eleições 2020 Ponta Grossa

Oito vereadores mantêm cadeira no legislativo em Ponta Grossa

15/11/2020 | 23:30 Por Notícias Mz Modificado em 15, novembro, 2020 11:30

Concluída a apuração do pleito eleitoral deste domingo, 15, em Ponta Grossa, configura-se o novo quadro para o exercício legislativo da Câmara Municipal 2021/2024. Dos atuais detentores de mandatos, apenas oito retornarão ao plenário. Entre os 23 atuais legisladores, não concorreram por terem outros projetos pessoais Sebastião Mainardes, Eduardo Kalinoski e professora Rose . Pietro Arnaud, por compor a chapa da candidata Mabel Canto a prefeitura, que passa para o segundo turno, e Ricardo Zampieri, que integrou a chapa de Márcio Paulik.

Permanecem Paulo Roberto Balasin, Divonsir Ferreira (Divo) e Milla Fracaro, que ocuparão as três cadeiras conquistadas pelo PSDB. Pastor Ezequiel, na única cadeira obtida pelo Avante. Felipe Passos, na segunda vaga do PSDB. Doutor Zeca, na solitária conquista do PSL. Geraldo Stocco, um dos três vencedores do PSB e Valter José de Souza (Valtão), no único assento do PRTB.

Retornam ao legislativo após ausência de um exercício legislativo Júlio Kuller e o professor Careca. Kuller com a cadeira conquistada pelo MDB, partido que retorna a ter espaço após duas eleições consecutivas sem êxito, e Careca pelo PSB.

Os estreantes Ede PImentel (PSB) e Joce Canto (PSC), são jovens que cresceram respirando política. Pimentel e neto do já falecido João Maximiliano PImentel, que ocupou cadeira na Câmara Municipa, e filho do ex-vereador Delmar PImentel, quatro vezes legislador municipal e presidente por duas oportunidades da casa parlamentar.

Joce Canto é filha caçula do ex-deputado e prefeito municipal Jocelito Canto e irmã da deputada Mabel Canto, candidata à Prefeitura, que segue na corrida eleitoral no segundo turno. Conhecida como Josi Mais Coletivo chega à Câmara Municipal trazendo o PSOL, que nunca antes obtivera sucesso. Missionária Adriana (SD) e Leandro Bianco (República), somam-se agora ao pastor Ezequiel como representantes dos evangélicos.

Jairton da Farmácia (DEM), que ficara como suplente no último pleito, pode-se dizer, substitui outro JF, o Jorge da Farmácia, que não alcançou votos suficientes para o terceiro mandato. Fechando o cenário Leo Farmacêutico e Felipe Chociai, ambos do Partido Verde, e o doutro Erick (PSDB).

Cadeiras
O PSD obteve três cadeiras (Paulo Balasin – Divo- Milla), mesmo número obtido pelo PSB (Geraldo Stocco – Ede Pimentel – professsor Careca). Com dois lugares, o PSDB (doutor Erick – Felipe Passos), e o PV (Leo Farmacêutico – Felipe Chociai).

Com uma cadeira cada: SD (Missionária Adriana), MDB (Júlio Küller), PRTB (Valtão), PSC (Joce Canto), Avante (pastor Ezequiel), PSL (doutor Zeca), PSOL (Joce + Coletivo), DEM (Jairton da Farmácia) e Republicano (Leandro Bianco).

Não voltam
Os candidatos que buscaram a reeleição sem sucesso são George Luiz de Oliveira, Mingo Menezes, Rudolf Polaco, Celso Cieslak, sargento Guiarone, Maurício Silva, Florenal, George da Farmácia, Vinícius Camargo.

A votação
Doutor Zeca – 4816
Geraldo Stocoo – 4251
Joce Canto – 3394
Pastor Ezequiel – 3259
Doutor Erick – 2912
Felipe Passos – 2546
Paulo Balansin – 2299
Divo – 2150
Leandro Bianco – 2115
Júlio Küller – 1869
Ede Pimentel – 1862
Professor Careca – 1656
Leo Farmacêutico – 1533
Felipe Chociai – 1533
Missionária Adriana – 1476
Josi Mais Coletvo – 1294
Valtão – 1043

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!