Esporte

Olimpíadas: Fifa define sorteio do futebol com seleção masculina cabeça de chave

Seleção Brasileira (Divulgação/Nike/JC)

 

A Fifa e o Comitê Olímpico Internacional divulgaram, nesta sexta-feira (16) as regras e os critérios do sorteio, que será realizado na quinta que vem às 5h, para definição dos grupos da primeira fase dos torneios de futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio. No masculino, o Brasil ficará no pote 1, dos cabeças de chave, enquanto no feminino ficará no pote 2.

No futebol feminino, que participa dos Jogos Olímpicos com a seleção principal de cada país, foi levado em consideração para o sorteio o ranking da Fifa, que foi atualizado nesta sexta-feira. Sétimo colocado na nova lista, o Brasil ficou no no pote dois, junto com Suécia (5º) e Grã-Bretanha (6º). Os cabeças de chave serão Japão (11º), anfitriã da competição, Estados Unidos (1º) e Holanda (2º). Confira a divisão:

Pote 1: Japão (11º), Estados Unidos (1º) e Holanda (2º)
Pote 2:  Suécia (5º), Grã-Bretanha (6º) e Brasil (7º)
Pote 3:  Canadá (8º), Austrália (9º), China (14º)
Pote 4: Nova Zelândia (22º), Chile (37º) e Zâmbia

Para definir os potes do sorteio do torneio masculino, a Fifa elaborou um ranking levando em conta as últimas cinco edições dos Jogos Olímpicos, já que a competição entre os homens é para atletas nascidos até 1997 com três exceções mais velhas por equipe. Confira como ficou a divisão:

POTE 1: Brasil, Japão, Argentina e Coreia do Sul.
POTE 2: México, Alemanha, Honduras e Espanha
POTE 3: Egito, Nova Zelândia, Costa do Marfim e África do Sul
POTE 4: Austrália, Arábia Saudita, França e Romênia.

Segundo o regulamento da Fifa, seleções do mesmo continente não poderão estar no mesmo grupo da primeira fase dos Jogos Olímpicos. Portanto, Brasil e Chile, representantes da Conmebol, não poderão se enfrentar na fase de grupos.

RANKING FEMININO

Na atualização desta sexta-feira (16), o Brasil aparece na 7ª posição, com 1.970 pontos. Na publicação anterior, a Canarinho estava empatada com o Canadá, ambos na 8º posição, com 1.958 pontos. A vitória diante das adversárias diretas na lista, durante o Torneio She Believes por 2 a 0, foi determinante para o desempate.

Além disso, na disputa do Torneio She Belives, as brasileiras também somaram a vitória diante da Argentina por 3 a 1. Na oportunidade, o Brasil perdeu apenas para os Estados Unidos por 2 a 0.

Com Pia Sundhage no comando da Seleção Brasileira, a equipe ganhou quatro posições no Ranking de Seleções Femininas da FIFA. Após a Copa do Mundo França 2019, o Brasil aparecia na 11ª colocação. Em um ano e nove meses de trabalho, a técnica sueca soma dez vitórias, quatro empates e duas derrota.

Os Estados Unidos, atuais campeões mundiais, seguem na liderança, seguidos por Alemanha, Holanda, que subiu uma posição, França, Suécia, Inglaterra, Brasil, Canadá, Austrália e Coreia do Norte. O novo ranking foi a base para a definição dos potes para o sorteio do torneio feminino dos Jogos Olímpicos.

Confira a pontuação das seleções femininas no Top 10 da FIFA:

1 – Estados Unidos: 2.200
2 – Alemanha: 2.089
3 – Holanda: 2.038
4 – França: 2.029
5 – Suécia: 2.016
6 – Inglaterra: 1.973
7 – Brasil: 1.970
8 – Canadá: 1.9679 – Austrália: 1.950
10 – Coreia do Norte: 1.940

Com OTD

Comentários
Posts relacionados
Esporte

Corinthians sofre goleada e está eliminado da Sul-Americana

O Corinthians perdeu para o Peñarol Comentários Compartilhe isso:TwitterFacebook
Esporte

Em meio a protestos na Colômbia, Atlético vence América e se classifica

Enquanto fortes protestos entre manifestantes e policiais aconteciam do lado de fora do estádio, o Atlético Mineiro vencia o América de Cali… Compartilhe isso:TwitterFacebook
Esporte

Grêmio bate Lanús e encaminha vaga nas oitavas da Sul-Americana

O Grêmio derrotou o Lanús (Argentina) por 3 a 1, na noite desta quinta-feira (13) em Porto Alegre, e deixou bem encaminhada… Compartilhe isso:TwitterFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp