Onça-pintada suspeita de ataque fatal a caseiro é capturada no Pantanal
Brasil Vitrine

Onça-pintada suspeita de ataque fatal a caseiro é capturada no Pantanal

24/04/2025 | 09:49 Por redacao mz

Uma operação realizada em uma área remota do Pantanal resultou na captura de uma onça-pintada macho, com 94 quilos, suspeita de ter atacado e matado um caseiro na segunda-feira (21), no interior do Mato Grosso do Sul. O felino foi localizado por uma equipe composta por sete integrantes: um pesquisador especializado em fauna silvestre, dois guias locais e quatro policiais militares ambientais. A onça foi localizada nas últimas horas pelas forças de segurança.

O animal, visivelmente debilitado, recebeu monitoramento médico no próprio local da captura. Foram instalados um cateter para acesso venoso e sensores de frequência cardíaca e temperatura corporal. Caso seja necessário, o acesso permitirá a administração de anestésicos ou medicamentos.

“Vamos levar esse animal para o centro de reabilitação e tentar entender o que aconteceu. Dá pra ver que o animal está bem magro”, explicou o pesquisador Gedienson Araújo, que integrou o grupo responsável pela busca.

A trágica morte do caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos, ocorreu nas proximidades do pesqueiro Touro Morto, uma região isolada situada no encontro dos rios Miranda e Aquidauana. Com o nível elevado das águas devido às fortes chuvas na região, as buscas pelo animal se tornaram ainda mais desafiadoras.

Agora, com a captura da onça, autoridades e especialistas esperam compreender melhor o comportamento do felino e as circunstâncias do ataque, algo raro, mas que acende alertas sobre o convívio entre humanos e grandes predadores em áreas de preservação.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!