Onda de calor devastadora atinge Índia, causando 33 mortes
Mundo Vitrine

Onda de calor devastadora atinge Índia, causando 33 mortes

01/06/2024 | 10:58 Por Redação MZ Modificado em 01, junho, 2024 11:01

Enquanto a Índia enfrenta um dos verões mais severos dos últimos anos, uma onda de calor devastadora tem afetado diversas regiões do país. Ontem (31), tragédias foram reportadas em Estados como Bihar, Uttar Pradesh e Odisha. De acordo com informações locais, pelo menos 33 pessoas morreram devido às altas temperaturas, muitas delas funcionários eleitorais em serviço. Os números ainda podem aumentarem ao decorrer do dia, já que o forte  calor persiste no país.

As temperaturas extremas impactaram significativamente a organização das eleições nacionais indianas, que estão sendo realizadas em sete etapas. Neste cenário crítico, o governo e a população estão lutando para se adaptar e proteger os mais vulneráveis. No estado de Odisha, por exemplo, a população foi aconselhada a evitar atividades ao ar livre entre as 11h e 15h, devido às temperaturas insuportáveis.

O aumento das temperaturas tem resultado em um número crescente de incidentes relacionados ao calor. Funcionários eleitorais, que geralmente passam longas horas ao ar livre, estão entre os mais afetados. Em Bihar, 14 pessoas perderam suas vidas, enquanto no vizinho Uttar Pradesh foram registradas nove mortes de funcionários eleitorais.

O sistema de saúde enfrenta desafios adicionais com o aumento de pacientes tratados por insolação e desidratação. Em muitas áreas, medidas de emergência foram impostas para tentar mitigar os efeitos desta onda de calor extremo.

Apesar da previsão de que as temperaturas comecem a diminuir no noroeste e no centro da Índia nos próximos dias, espera-se que o leste do país continue a sofrer com o calor severo por pelo menos mais dois dias. Este cenário prolongado de altas temperaturas destaca a urgência de medidas mais robustas para adaptação às mudanças climáticas.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!