Atletas das categorias de base e profissional, além de colaboradores e familiares do Operário Ferroviário, participaram de um mutirão de doação de sangue no Hemepar de Ponta Grossa na última semana.
A mobilização foi organizada pelo clube com o objetivo de contribuir para a reposição dos estoques de sangue e incentivar a doação regular na cidade. “Essa é uma ação muito importante, porque sabemos que os estoques precisam estar sempre abastecidos. Poder contar com os atletas e colaboradores do clube fortalece essa causa e também ajuda a incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo”, destacou o Marcos Martinez, idealizador da mobilização.
A ação reuniu jogadores do elenco profissional e das categorias de base, que realizaram a doação de forma voluntária. A iniciativa também buscou utilizar a visibilidade do clube para chamar atenção para a importância do gesto.
O volante Índio, da equipe profissional, participou da mobilização e ressaltou a importância da doação. “É um gesto simples, rápido e que pode salvar vidas. Há um tempo tive um amigo que precisou, e quando você entende a importância da doação, passa a ver que é algo que todos podem fazer para ajudar”, destacou.
Requisitos para doar sangue
- Para doar sangue é necessário:
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar mais de 50 quilos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação.
- Menores de idade precisam de autorização ou acompanhamento de responsável.
- Homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo mínimo de três meses.
A coleta dura cerca de 40 minutos e utiliza materiais descartáveis.
Leia também: Corpo é encontrado em avançado estado de decomposição no bairro Periquitos – MZ Notícia





