No CTA/SAE, a comunidade tem acesso a testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C, gonorreia e tuberculose, além de orientações sobre diferentes formas de prevenção e uso de preservativos. Entre os serviços está a Profilaxia Pós-Exposição de Risco ao HIV (PEP), indicada para pessoas que tiveram relação sexual em menos de 72 horas e testaram negativo no teste rápido, possibilitando o uso de medicamentos por 28 dias para evitar a infecção pelo HIV. Também está disponível a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).
A iniciativa da Prefeitura de oferecer atendimento aos sábados busca facilitar o acesso aos serviços gratuitos. “Sabemos que muitas pessoas trabalham durante a semana e acabam não conseguindo vir até o Centro. Por isso, iniciamos este programa de abertura em alguns finais de semana para ampliar o conhecimento da população sobre o tema e possibilitar a testagem gratuita a mais pessoas”, explica Jean Zuber, gerente do CTA/SAE.
Os profissionais envolvidos fazem parte da equipe do SAE, composta por farmacêutico, enfermeiro, assistente social e agente administrativo. A abertura aos sábados ocorrerá em datas específicas, divulgadas com antecedência.