DestaquesPonta GrossaSaúde

Pacientes denunciam superlotação e falta de estrutura na UPA Sant’Ana

Corredores da UPA Sant'Ana lotados

 

Recepção, salas de atendimento e até corredores lotados. Esta é a realidade da UPA Sant’Ana, em Ponta Grossa. Vídeos e fotos publicadas por pacientes demonstram que algumas pessoas aguardam atendimento deitadas em macas nos corredores e até memo no chão. As imagens também mostram a sala de observação lotada, com pacientes nas camas, em cadeiras e acompanhantes em pé.

Uma pessoa que procurou atendimento na UPA Sant’Ana nesta quinta-feira (1), mas preferiu não ser identificada por medo de represálias, afirmou que a unidade está superlotada e que falta estrutura e mais profissionais para atendimento aos pacientes. “As pessoas que trabalham lá fazem o que podem. Mas não conseguem ir muito além do que já oferecem porque falta estrutura e pessoal. Inclusive, quando a gente precisa de algum exame, não dá pra fazer na UPA, porque não tem os equipamentos lá. Eles levam a gente de um canto pro outro”, reclamou a paciente.

A reportagem do Portal MZ entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ponta Grossa, que não confirmou a condição de superlotação. Em resposta enviada à redação, informou apenas que são realizados, em média, 300 atendimentos por dia e que a UPA Sant’Ana conta com uma estrutura que suporta 20 leitos entre observação, emergência e isolamento. No entanto, não informou qual é o número de profissionais mobilizados para estes atendimentos.

O Portal MZ Notícia apurou que a UPA Sant’Ana dispõe de dois médicos, por plantão, para cada turno de 12 horas de trabalho. Ou seja, cada profissional realiza, em média, 75 atendimentos por turno. O que representa a proporção de uma paciente atendimento a cada 11 minutos.

 

Em resposta à falta de estrutura, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), informou que a estrutura da Upa Sant’Ana foi planejada e inaugurada para ser suficiente no quesito recursos humanos e equipamentos. Mas, conforme as condições da pandemia aumentarem, acarretou em uma dificuldade pontual, como tem acontecido em qualquer outro serviço. Ainda segundo a Prefeitura, o Município não conta com recursos do Governo Federal para manutenção da UPA Sant’Ana.

Texto: Marcos Silva / Redação Portal MZ Notícia

Posts relacionados
DestaquesEsporteOlimpíadas

Brasil vence Argentina no handebol em Tóquio

seleção brasileira masculina de handebol conseguiu uma importante vitória de 25 a 23 sobre a Argentina, em partida válida pelo Grupo A… Compartilhe isso:Facebook
DestaquesPolicialPonta Grossa

Vídeo: Ônibus esmaga carro agora em Castro

Um acidente neste momento na rodovia que liga Castro a Carambeí, (30), onde um ônibus terminou esmagando um carro conttra um caminhão…. Compartilhe isso:Facebook
DestaquesPolicialPonta Grossa

Bandidos invadem igreja e furtam objetos em PG

A PM foi acionada para uma situação de furto em uma igreja, na manhã de ontem (29), na região de Uvaranas em… Compartilhe isso:Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp