Pacientes recebem transplante de órgãos com HIV
Brasil Saúde

Pacientes recebem transplante de órgãos com HIV

11/10/2024 | 20:50 Por Redação MZ

Seis pacientes que passaram por transplantes de órgãos no Rio de Janeiro testaram positivo para HIV, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira (11). O laboratório PCS Lab Saleme, responsável pelos exames, foi interditado e está sob investigação após ter sido contratado por meio de licitação pela Fundação Saúde.

Entre os casos, destaca-se o de um paciente que recebeu um transplante de coração e, após nove meses, começou a apresentar sintomas que levaram à descoberta da infecção pelo vírus. Outros receptores de órgãos estão sendo submetidos a exames no Hemorio para verificar se também foram contaminados.

O processo de transplante no Brasil envolve uma série de etapas, começando pelo diagnóstico de morte encefálica e a aprovação da família para a doação. Exames são realizados para garantir a saúde dos órgãos, incluindo testes para detecção de doenças como o HIV. No entanto, nesse caso, os resultados iniciais foram negativos, liberando os órgãos para transplante.

A SES-RJ classificou o episódio como “sem precedentes” e anunciou a abertura de uma sindicância para investigar o caso. “Esta é uma situação sem precedentes. O serviço de transplantes no Estado do Rio de Janeiro sempre realizou um trabalho de excelência e, desde 2006, salvou as vidas de mais de 16 mil pessoas”, afirmou a Secretaria. Uma comissão multidisciplinar foi montada para acompanhar os pacientes afetados, e todas as amostras de sangue desde dezembro de 2023 estão sendo reavaliadas.

Com informações: Portal Leo Dias | Foto: Agência Brasil

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!