Pais são presos por desviar dinheiro de doações para tratamento do filho com Atrofia Muscular Espinhal
Brasil Policial

Pais são presos por desviar dinheiro de doações para tratamento do filho com Atrofia Muscular Espinhal

23/05/2024 | 21:45 Por Redação Modificado em 23, maio, 2024 9:22

Em Santa Catarina, um casal enfrenta acusações graves após ser preso por desviar aproximadamente R$ 3 milhões de uma campanha destinada ao tratamento de seu filho, Jonatas, que sofria de Atrofia Muscular Espinhal (AME). Os mandados de prisão foram executados na quarta-feira (22) pela Polícia Civil de Santa Catarina, através da DPCAMI de Joinville.

Renato e Aline Openkoski, pais do menino Jonatas, enfrentam acusações de estelionato e apropriação indébita, crimes que podem resultar em até 70 anos de prisão em regime fechado. O casal iniciou a campanha “AME Jonatas” em 2017 para arrecadar fundos para o tratamento de seu filho, cuja doença rara comoveu milhares de pessoas.

No início de 2018, a  investigação da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Joinville começou a suspeitar do uso indevido dos fundos arrecadados. Em março de 2018, a Justiça bloqueou cerca de R$ 3 milhões levantados pela campanha, além de um veículo de luxo pertencente aos pais da criança. O menino faleceu no ano de 2022.

A polícia realizou buscas na residência do casal, onde foram encontrados produtos de luxo e marcas famosas. O casal, que havia fugido de Balneário Camboriú, foi localizado em Joinville e encaminhado ao sistema prisional catarinense. O advogado do casal entrou com um pedido de liberdade provisória, argumentando que eles têm bons antecedentes, residência fixa e outros filhos para cuidar. O caso aguarda decisão do Fórum da Comarca de Joinville.

 

Com informações: Portal Rádio Itatiaia

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!