O Papa Francisco fará história como o primeiro pontífice em exercício a lançar uma autobiografia, que deve chegar ao público em janeiro de 2025, intitulada Esperança. O anúncio veio pela editora norte-americana Random House Publishing, que confirmou a publicação do livro em cerca de 80 países. Originalmente, a obra seria lançada apenas após a morte de Francisco, mas o Papa decidiu antecipar o lançamento em virtude do Jubileu da Esperança de 2025, um evento que ocorre a cada 25 anos na Igreja Católica e celebra um tempo de peregrinação e graça para os fiéis.
Escrita em parceria com o editor Carlo Musso, a autobiografia é resultado de seis anos de trabalho, com redação iniciada em março de 2019. No comunicado sobre a publicação, Francisco refletiu: “O livro da minha vida é a história de um caminho de esperança que não consigo imaginar separado do da minha família, do meu povo, de todo o povo de Deus. É, a cada página, a cada etapa, também o livro daqueles que caminharam comigo, daqueles que nos precederam, daqueles que nos seguirão”.
A obra apresenta uma jornada desde as origens italianas da família de Francisco até a migração para a Argentina, passando pela sua infância e juventude, até sua eleição como Papa e sua vivência no Vaticano. O texto promete episódios inéditos e emocionantes, com memórias tanto comoventes quanto divertidas, segundo informações divulgadas pela editora. Musso destacou que “foi uma aventura longa e intensa que ocupou os últimos seis anos”, e a obra trará também fotos exclusivas do arquivo pessoal do Papa, oferecendo um olhar mais íntimo sobre sua trajetória.
O Papa espera que essa autobiografia inspire as futuras gerações e deixa uma mensagem de esperança. Segundo ele, “é também o livro daqueles que caminharam comigo, com aqueles que nos precederam, com aqueles que nos seguirão”, frisando seu desejo de que o livro sirva de legado espiritual e humano.
Com informações: Portal Rádio Itatiaia| Foto: Reprodução/ Divulgação
Isla Moon I appreciate you sharing this blog post. Thanks Again. Cool.