A crise do shutdown — paralisação parcial do governo norte-americano — chegou ao 38º dia e já provoca impactos diretos no setor aéreo dos Estados Unidos. De acordo com o site de rastreamento FlightAware, mais de 800 voos foram cancelados em todo o país nesta sexta-feira (7).
A situação ocorre enquanto 1,4 milhão de funcionários federais seguem trabalhando sem remuneração ou estão em licença não remunerada. O impasse político continua no Congresso, onde senadores republicanos tentam aprovar uma resolução provisória de financiamento temporário para encerrar a paralisação, proposta que já recebeu o aval da Câmara dos Representantes.
O líder da maioria no Senado, John Thune, estuda apresentar uma nova medida orçamentária para garantir recursos até janeiro, abrangendo áreas como agricultura e defesa. Contudo, os democratas exigem a manutenção dos subsídios de saúde, e a votação precisa de 60 votos para ser aprovada.
Impactos no tráfego aéreo
O secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, anunciou na quarta-feira (5) que 10% dos voos domésticos em 40 grandes aeroportos seriam cortados. A medida afeta terminais de estados como Texas, Flórida, Califórnia, Nova York, Washington D.C. e Havaí.
A decisão foi tomada após controladores de tráfego aéreo relatarem fadiga e sobrecarga de trabalho, segundo a Administração Federal de Aviação (FAA). Cerca de 13 mil controladores e 50 mil agentes da TSA estão trabalhando sem receber salário.
Os Estados Unidos possuem mais de 14 mil controladores em 527 torres de controle, responsáveis por coordenar 44 mil voos diários. Com a redução de 4% a 10% das operações, até 4 mil decolagens por dia podem ser afetadas.
As companhias aéreas também poderão sofrer multas de até US$ 75 mil por voo operado acima da capacidade reduzida, segundo o Departamento de Transportes.
Enquanto o impasse político se arrasta, a Casa Branca mantém em seu site uma contagem dos dias de paralisação, responsabilizando a oposição pela falta de acordo que mantém milhares de trabalhadores e passageiros afetados em todo o país.





