O Paraná inicia um novo capítulo na luta contra a Covid-19 com a chegada de 136.800 doses da vacina Spikevax, produzida pela Moderna. Esta versão atualizada é projetada para combater a subvariante mais recente da Ômicron, a XBB 1.5. As vacinas, que chegaram nesta quinta-feira (9), estão sendo inspecionadas no Centro de Medicamentos do Paraná e serão encaminhadas às 22 Regionais de Saúde amanhã, sexta-feira (10).
Aprovada pela Anvisa em março, a nova vacina está pronta para ser distribuída aos municípios paranaenses, que têm a liberdade de decidir quando iniciar a vacinação. Este imunizante substituirá progressivamente as vacinas anteriores utilizadas contra o coronavírus.
De acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações, a vacinação será estendida a diversos grupos prioritários, incluindo bebês a partir de seis meses, crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas com comorbidades ou deficiências, gestantes, puérperas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, detentos e profissionais da saúde.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, enfatiza a importância da vacinação: “Apesar da redução significativa nos casos de Covid-19, o vírus ainda representa uma ameaça. É vital que os grupos elegíveis busquem a imunização nas unidades de saúde.”
Dados recentes revelam que o Paraná registrou 704 novos casos de Covid-19 e três óbitos entre março e abril. Desde o início da pandemia, o estado contabiliza mais de 3 milhões de casos confirmados e quase 47 mil mortes. A chegada da nova vacina é um passo esperançoso para a proteção contínua da população paranaense.
Com informações: Agência Estadual de Notícias Foto: SESA