Paraná

PF desarticula associação criminosa que comercializava animais em extinção

04/12/2020 | 12:33 Por Notícias Mz Modificado em 04, dezembro, 2020 12:33
Entre os animais comercializados está a Arara-Azul e vários pássaros silvestres

Em ação iniciada na manhã de hoje (04), a Polícia Federal em ação conjunta desarticulou uma associação criminosa que comercializada animais silvestres.

Os animais eram retirados da natureza mediante caça e mantidos em cativeiros. Eram comercializadas espécies da fauna silvestre protegidos de extinção, entre as apreensões estavam a Arara-canindé, Arara-azul, Arara-vermelha, Ararajuba, Jabuti-piranga, Jacaré, Macaco-prego, Sagui de tufos brancos, Saíra-pintor e Tucano-toco.

A Operação Urutau 2 foi realizada em conjunto com o IBAMA e teve mais de 14 mandatos de prisão executados, 17 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de sequestro e apreensão de veículos, nas cidades de Diadema/SP, São Paulo (capital), Jacareí/SP, Mongaguá/SP, Ivinhema/MS, Novo Horizonte do Sul/MS, Aparecida de Goiânia/GO, Curitiba/PR e Alagoinha/PE.

Segundo a Polícia Federal, durante as investigações e análise das provas  foram identificados outros núcleos criminosos responsáveis pela promoção massiva comercialização de animais silvestres.

blank

Foto: PF

Os crimes praticados pela associação criminosa teve repercussão interestadual, o que exigiu trabalho conjunto da esfera federal. A comercialização de espécies ameaçadas de extinção foram relacionadas na Convenção Internacional CITES, da qual a República Federal do Brasil é signatária.

A ação policial desarticulou uma associação criminosa que praticava o tráfico ilícito de animais silvestres, retirados da natureza
A Operação Policial contou com a cooperação dos seguintes órgãos públicos: Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo, Polícia Militar Ambiental do São Paulo, Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul e o IBAMA, com a mobilização de 70 policiais federais, 40 policiais militares ambientais e 25 fiscais do IBAMA.

 

 

Portal Mz Notícia

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!