A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (18), o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, durante o cumprimento de mandados da operação Compliance Zero, deflagrada em São Paulo. Vorcaro foi localizado em sua residência, no Jardim Europa, área nobre da zona oeste da capital paulista.
A ação engloba sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão distribuídos pelo Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Minas Gerais. O foco da ofensiva é desmontar um esquema de emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Segundo a PF, esses papéis fraudulentos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por ativos sem a devida análise técnica. O caso passou a ser investigado em 2024, a partir de uma solicitação do Ministério Público Federal, que apontou suspeitas de criação de carteiras de crédito inexistentes.
Além da fraude envolvendo títulos, a força-tarefa apura possíveis crimes como gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa.





