A Polícia Federal realiza na manhã de hoje (23), a maior operação do ano contra lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros. São cumpridos 66 mandados de prisão e 149 mandados de busca e apreensão em dez estados do país e entre eles o Paraná. As apreensões são realizadas nas cidades de Guaratuba, Matinhos, São José dos Pinhais, Paranaguá e Curitiba.
A operação Enterprise tem como objetivo acabar com uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa. Além da apreensão de drogas, mais de 400 milhões de reais em bens do narcotráfico, somando aeronaves, imóveis e veículos de luxo
Durante a investigação foram apreendidas 50 toneladas de cocaína nos portos do Brasil, da Europa e da África, tal volume de apreensões situa essa organização criminosa como uma das maiores em atuação no país.
O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de várias pessoas como “laranjas” e empresas fictícias.
Além dos 670 Policiais Federais e mais 30 servidores da Receita Federal, a Interpol também age em conjunto para a prisão de oito investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países.