Ponta Grossa, no Paraná, está registrando uma queda contínua nos casos de dengue, graças aos esforços coordenados pela Prefeitura e às temperaturas mais baixas das últimas semanas. Pela quarta semana epidemiológica consecutiva, o município observa uma redução nos registros da doença. Comparando com a primeira quinzena de maio, houve uma redução de 85% no número de casos.
Na semana encerrada em 15 de maio, foram confirmados 1076 casos de dengue, número que caiu para 162 na semana finalizada no último sábado (8). Apesar da melhoria, Priscila Degraf, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), alerta sobre a importância de manter os cuidados e a prevenção. “A queda nas temperaturas ajuda, mas ainda não estamos em um período de frio intenso. As equipes da FMS continuam trabalhando intensamente na prevenção e atendimento,” afirmou.
A cidade mantém três Unidades Sentinelas 24 horas para atender a população com sintomas de dengue. Embora o número de atendimentos tenha diminuído em média 25% nas últimas semanas, a Prefeitura mantém o mesmo contingente de profissionais para assegurar um atendimento ágil e eficiente à população.
Além disso, os mutirões de combate à dengue têm sido uma ferramenta crucial. Desde abril, mais de 51 mil imóveis foram visitados, e cerca de 11 mil focos do mosquito Aedes aegypti foram eliminados. Graças à colaboração dos moradores, mais de mil imóveis foram inspecionados após denúncias enviadas pelo WhatsApp, e 156 notificações foram emitidas. “Continuamos com os mutirões diários, de segunda a sábado, inclusive visitando regiões estratégicas mais de uma vez. Não vamos medir esforços para que Ponta Grossa siga neste cenário de redução de casos”, enfatizou Priscila Degraf.