A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social, registrou um total de 672 atualizações de cadastro em programas habitacionais nas últimas duas semanas. Essas atualizações são cruciais para que os interessados possam concorrer a benefícios em projetos de habitação, de acordo com os critérios estabelecidos para cada programa. Aqueles que não realizaram o cadastro nos últimos dois anos precisam efetuar a atualização para se manterem elegíveis aos benefícios.
Do total de atualizações, 557 foram realizadas de forma online, enquanto outras 115 foram feitas presencialmente na Superintendência de Habitação. A secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, ressaltou a expectativa de um chamamento em breve para o Programa Minha Casa Minha Vida e outros programas habitacionais municipais, com base nas informações atualizadas.
Para ser elegível aos benefícios, são considerados critérios objetivos dos possíveis beneficiários, com base nas informações armazenadas em um banco de dados formado pelo cadastro atualizado. Mais de 3.500 famílias já estão cadastradas e aptas a receberem o benefício da habitação. Após a indicação, o setor social da Superintendência de Habitação realizará visitas domiciliares para confirmar as informações prestadas no cadastro. O superintendente de Habitação, João Horst, ressalta a importância da atualização anual do cadastro, uma vez que o mesmo se torna inativo a cada dois anos, ocasionando a perda do direito de participação nos programas habitacionais. Manter o cadastro sempre atualizado é essencial para quem deseja permanecer na fila para utilizar algum programa de habitação oferecido pelo município. O cadastro abrange uma variedade de dados pessoais e critérios, incluindo fonte de renda, composição familiar, condições de moradia e necessidades específicas, como adaptações para pessoas com deficiência, mulheres em situação de risco e gestantes.